Abre janela com ajuda


 

Identificação

Número de Tombo: 0534/69

Tipo: Folhas datilografadas

Série: Artigos

Espécie: Texto em inglês

Idioma(s): Inglês

Descrição Física

Título do Projeto: APOCALIPOPOTESIS (APOCALIPOPOTESE)

Local: [Londres / Inglaterra / Reino Unido]

Resumo

Em conversa com Rogério Duarte, o aspecto anárquico do desenvolvimento das idéias de Hélio Oiticica é ressaltado: desde Éden, iniciado com o Bólide-Cama 1 (1967), torna-se mais apropriado falar em "proposições" do que em "trabalhos". H.O. faz uma analogia entre os Bólides e o que entende por "obra aberta", deixando claro que só veio a conhecer a expressão de Umberto Eco mais tarde.
H.O. relata como Rogério Duarte formulou o conceito de "Probjeto", a partir de Ovos de Lygia Pape. Com "Probjeto", H.O. enfatiza a potencialidade de um objeto assumir N probabilidades. Cita Apocalipopótese como experiência em que o vivencial e o processual são mais importantes que a realização de uma idéia.
H.O. mostra como a participação do espectador na estrutura de seu trabalho o levou a conceituar "Crelazer". No último parágrafo, H.O. descreve a manifestação Apocalipopótese e endossa Guy Brett quando este afirma a diferença desse evento com o "happening". H.O. recorre à metáfora da semente e da vida para combater noções de representação e intencionalidade.

Documentos relacionados

0130/68 - O Objeto - Instâncias do problema do Objeto
0387/69 - APOCALIPOPÓTESE
0381/69 - APOCALIPOPÓTESE
0535/69 - TROPICÁLIA, THE NEW IMAGE
0304/69 - LONDOCUMENTO

Imagem(ns) do documento

Página 01 / 03

Página 02 / 03

Página 03 / 03

Imagem(ns) do(s) Anexo(s)

[685] Página 01 / 01