Identificação
Número de Tombo: 0192/65 - 4/9
Tipo: Fichário
Série: Programa ambiental
Espécie: Textos sobre arte / Programa H.O.
Documento Principal: 0192/65 - Sem título
Idioma(s): Português
Descrição Física
Título do Projeto: A dança na minha experiência
Local: [Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Brasil]
Data de início: 12/nov/1965
Data de término: 10/abr/1966
Resumo
12/11/1965 - Hélio Oiticica justifica seu interesse pela dança: diante do risco de uma "excessiva intelectualização", foi em busca de uma "vitalidade". H.O. chama este momento de "descoberta da imanência". Opõe o ritmo do gesto ao "ícone estático das artes plásticas".
Para ele, o coletivo e a expressão individual estão conectados.
Faz uma auto-crítica do "condicionamento burguês" e afirma sua necessidade de marginalização. Defende uma outra atitude diante da obra, "ato total de ser", favorecida pela dança (fundamenta-se na "embriaguez dionisíaca" do filósofo F. Nietzsche). Isto é "participação".
H.O. expõe o que entende por "interpretação".
10/04/1966 - Prosseguindo suas anotações sobre a importância da dança, H.O. enfatiza o elemento corporal que possibilita a transformação. H.O. questiona como isso opera na estrutura do Parangolé e reformula o conceito de "exposição" - deslocado para o espaço ambiental. Critica as "mostras de elite" e manifesta vontade de proporcionar ao espectador a "participação e invenção criativa".
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