Identificação
Número de Tombo: 0013/62
Tipo: Folhas datilografadas
Série: Posições artísticas
Espécie: Textos sobre arte / Programa H.O.
Idioma(s): Português
Descrição Física
Título do Projeto: A TRANSIÇÃO DA CÔR DO QUADRO PARA O ESPAÇO E O SENTIDO DE CONSTRUTIVIDADE
Local: [Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Brasil]
Resumo
Hélio Oiticica situa em 1959 sua "transição do quadro para o espaço". É quando o suporte deixa de ser fundo para ser espaço ativo, e a cor ganha uma dimensão temporal (duração).
Sua recapitulação remonta às "Invenções" e passa por "Núcleos" e "Penetráveis". H.O. sinaliza que as mudanças se fazem sentir na atitude do espectador. Expõe o que define por "desenvolvimento nuclear da cor". Concentra-se no significado do Penetrável na arte contemporânea.
Esclarece, a partir do pensamento de Mário Pedrosa, o que seria um "novo" construtivismo, diferente da experiência russa. Critica a tendência formalista em associar o sentido de construção à "arte geométrica". Segue uma sequência de artistas-construtores na acepção de H.O., cada qual com uma pequena descrição do trabalho, justificando sua importância. Enfatiza o elemento de "síntese" no atual momento. Procura explicar a mudança da relação entre homem e obra (sujeito-objeto), a partir de um alargamento da sensibilidade com o fim da posição estática do receptor.
Endossa as formulações, por Herbert Read, das noções de "representação" e "apresentação". H.O dá sua própria definição de forma e conclui o texto com um elogio a Mário Pedrosa, assim como reitera a pertinência da denominação "novo construtivismo".
Datação deste documento (c. 1962) atribuída conforme informação na bibliografia publicada no catálogo do Jeu de Paume.
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