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Identificação

Número de Tombo: 0114/79

Tipo: Caderno

Série: Acontecimentos poéticos-urbanos

Espécie: Manifesto

Idioma(s): Francês / Inglês / Português

Descrição Física

Título do Projeto: CG 1/79 MANIFESTO CAJU

Local: Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Brasil

Data de início: 11/abr/1979

Data de término: 03/nov/1979

Resumo

Anotações para conceituar Cajú-Kleemania como programa in progress.
Hélio Oiticica explica a importânca de "deambular" pela cidade como meio de abordar o campo urbano, ambiental e humano. Trata-se de transformar a cidade em play + ground, envolvendo a participação coletiva.
Seis meses depois de começar a escrever, H.O. retoma o caderno para discutir por quê manifestos se tornaram obsoletos (propõe a palavra "memorando"). Afirma que em Nova York fez a descoberta da leitura deleuziana de Nietzsche. Está entuasiasmado com essa "nova" abordagem do "artista trágico" por não ser pessimista mas de cunho afirmativo.
Este "memorando", não-manifesto, é também, segundo H.O., "declaração de princípios". H.O. faz uma relação com o personagem Citizen Kane de Orson Welles, tratando-o como "herói romântico". Usa um trecho de Deleuze em Nietzsche e a Filosofia para dizer: "a instauração do artista trágico começa com o desaparecimento do herói romântico".

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